PERDA INESTIMÁVEL

Imortal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Jorge Alberto Nabut morre em Uberaba

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 28/02/2024 às 18:08Atualizado em 28/02/2024 às 22:38
Compartilhar

Uberaba perdeu Jorge Alberto Nabut, aos 77 anos, nesta quarta-feira (28). Nascido em Uberaba, Nabut, como era conhecido, era imortal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro com a cadeira de número seis. Ele teve complicações cardíacas após passar por cirurgia e não tinha filhos. O velório será nesta quinta-feira (29), a partir das 6h, na funeráia Liv.  O Grupo JM de Comunicação lamenta a inestimável perda e se solidariza com a família, amigos e admiradores.

()

 Formado em engenharia civil e economia, Jorge Alberto Nabut se notabilizou pelo extenso e talentoso trabalho jornalístico, registrando passagens pelo extinto Suplemento Cultural do Correio Católico e da revista Convergência. Atuou também como colunista social durante seis anos no também extinto jornal Lavoura e Comércio. No Jornal da Manhã, onde também produziu reportagens semanais sobre temas da cidade e região, colaborou por mais de 40 anos.

Ele alcançou, em 1969, o primeiro lugar na 1ª Semana de Arte de Divinópolis com o poema Well Gin X Ultra M-Atic. Nabut participou intensamente de realizações atísticas e culturais de Uberaba. Ao longo da produtiva carreira, publicou diversas obras como: Coisas que me Contaram, Crônicas que Escrevi, ensaios históricos, Paisagem Provincial (poesia), Desemboque: Documentário Histórico e Cultural, A Igreja de Uberaba, Fragmentos Árabes (memória histórica), Sesmarias do Corpo (poesia), Círculo dos Bastidores (poesia e resgate histórico), entre outros.

Ele escreveu e dirigiu, em 1971, o espetáculo Good GinX Bad People, adaptando-o, em 1972, para o teatro. Em 1973, a peça Good Gin X Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Dirigiu, em 1974, o filme Clarinda e Anastácio, média-metragem colorido.
Escreveu o texto e participou, em 1975, do espetáculo teatral sobre Desemboque.
Foi membro do Instituto de Folclore do Brasil Central e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 6.

Em 2020, Jorge Alberto Nabut colaborou com a política assumindo a superintendência do Arquivo Público Municipal.

*Informações da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por