Moradores do bairro Vila Esperança reclamam de sujeira em um terreno da região, o que tem atraído animais peçonhentos e roedores. Ao Jornal da Manhã, o reclamante afirma que a situação está "complicada" para a vizinhança.
Nas imagens, é possível ver diversos tipos de materiais de construção, como telhas, madeiras e tijolos, além de árvores e mato alto. "Olha a situação desse terreno. Está muito sujo, os vizinhos já não aguentam a quantidade de ratos que está aparecendo nas casas. Está complicado", queixa-se.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba e, segundo o Departamento de Posturas, o terreno é um imóvel fechado, e um fiscal irá até o local para apurar a situação. Ainda conforme o departamento, não há registro de autuação anterior no endereço.
Ao longo de 2023, o JM noticiou cerca de sete reclamações de descarte irregular ou acúmulo de lixo no perímetro urbano de Uberaba. Até agosto deste ano, os terrenos e imóveis sujos foram alvo de 1.400 atuações, de acordo com o Departamento de Posturas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os dados apontam um aumento de 82,36% nas autuações.
Estudo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) identificou 14 pontos de descarte irregular habituais na cidade. Ainda, a média de descarte nos ecopontos de Uberaba é de 1.275.735 kg.