Ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e Codau
Segundo os Bombeiros, o fogo pode ter começado em uma área de pastagem na mesma linha da tubulação, onde havia processo erosivo que deixou a rede exposta (Foto/Reprodução)
Intensa fumaça saindo de bueiros no bairro Cartafina, na região Sul de Uberaba, chamou a atenção na noite desta segunda-feira (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve origem provável na queima da tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD) da rede de água pluvial. O material é termoplástico e altamente inflamável, utilizado na fabricação de tubos e conexões pela sua resistência mecânica e química.
A guarnição foi acionada após moradores perceberem intensa fumaça saindo das grelhas e caixas coletoras. De acordo com o responsável pela rede de água local da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), o incêndio teria se propagado pela tubulação de PEAD.
Durante o combate, os militares constataram que a água lançada inicialmente não chegava aos focos do incêndio devido à drenagem provocada pela terra e pela distância entre as caixas coletoras, que chegava a 50 metros. Com apoio do Codau, foi utilizado o equipamento “novo torpedo”, capaz de esguichar água pelas extremidades e normalmente empregado no desentupimento de redes.
Até o momento, já foram utilizados cerca de 50 mil litros de água para controlar as chamas. Segundo os Bombeiros, o fogo pode ter começado em uma área de pastagem na mesma linha da tubulação, onde havia processo erosivo que deixou a rede exposta. O material inflamável teria permitido a propagação pelas galerias.
A ocorrência mobilizou quatro viaturas e nove militares do Corpo de Bombeiros, além de três caminhões-pipa da Codau.