Duas árvores de grande porte precisaram ser cortadas no Parque das Barrigudas, em Uberaba, devido a infestação de besouro metálico. Segundo informou a Codau (Companhia Operacional, de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), houve o comprometimento total das espécies e uma delas, inclusive, estava com o tronco oco. O momento da supressão foi flagrado por alguns visitantes, que se revoltaram com a ação. Algumas pessoas até tentaram uma mobilização, na qual dariam um abraço simbólico nas árvores, para evitar a derrubada das espécies.
A Codau informou que faz monitoramento constante das árvores do Parque das Barrigudas. E solicitou uma análise da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em 2023 com vistas ao zelo das árvores, pois a maioria tem acima de 50/60 anos, bem como o cuidado com a segurança do público, que em dezembro ultrapassou os 7000 visitantes.
Em nota enviada ao Jornal da Manhã, a Codau esclarece que a Semam realizou vistoria nas espécies, que apontou problemas fitossanitários existentes em algumas árvores. O laudo é de severo comprometimento da estrutura. O documento ainda destaca possível queda em função de biodeterioração, que afetou o cerne das árvores. Assim, foi emitida a autorização 396/2023 para a supressão e destoca de duas espécimes de paineira (Ceiba speciosa). A Codau ainda destaca que outras supressões devem acontecer em breve.
Ainda conforme a companhia, as duas árvores estão com infestação de larvas do besouro metálico (Euchorma gigantea). Uma delas a infestação está na base e outra, que foi a primeira a ser suprimida, estava com o cerne comprometido no tronco em uma altura acima de 3 metros.
As duas estavam com estrutura prestes a cair. A Codau garante que haverá o replantio de mudas já com altura acima do que foi exigido pela Semam.
A paineira
A paineira é uma árvore de até 30 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens.
O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido "barriguda".
O que é o besouro metálico?
Trata-se de um inseto considerado gigante, que ataca e derruba árvores de grande porte em diversas cidades brasileiras. Suas larvas são capazes de perfurar a madeira e enfraquecem as bases das árvores, que chegam a perder galhos e, em alguns casos, podem cair por completo. O besouro coloca os ovos na base da planta. Ao eclodir, as larvas vão consumindo a parte inferior da árvore. A espécie é natural da Amazônia, mas já se espalhou por diversas regiões no país, sobretudo porque seus predadores naturais não o acompanharam em outros locais. Sem inimigo natural, a população cresce. As larvas e ocos não fazem mal ao ser humano.