Nos dias 8 e 9 de junho, Uberaba vai sediar o “1º Festival Internacional Triângulo Blues – Edição Geoparque”. O evento será promovido no Parque das Barrigudas e para participar é necessário retirar os ingressos em qualquer uma das oito lojas Stylo Modas espalhadas cidade. Para tanto, basta trocar 1 litro de leite por ingresso. Os donativos arrecadados serão repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
A organização do evento conta com o apoio da Fundação Cultural, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Codau - e parceria com a Associação Geoparque, além do patrocínio de empresas e indústrias da região, responsáveis pelo custeio integral do festival. Além disso, o Triângulo Blues conta com o suporte de grandes profissionais do maior Festival de Blues de Minas, e segundo maior do País, o Festival Dipanas Blues de Pará de Minas.
Com uma estrutura para toda a família, o festival terá área kids, praça de alimentação, dois palcos e diversas atrações. No sábado (8), as apresentações serão: Blue Haze com Pedro Amui; Black Jack 21; Blues Beatles e Nil Guimarães; e Terrie Odabi (artista dos EUA). Já no domingo (9), os shows serão de Pedro Amui Quarteto; Fred Sunwalk; Mayra Aveliz & Netto Rockfeller Trio; Ivan Barreto (The Voice) e uma “Jam Session” para finalizar o evento, que é um encontro de diversos músicos que tocaram, e alguns que não tocaram no festival também, demonstrando a capacidade de improvisação peculiar de músicos do estilo. Em ambos os dias, os portões serão abertos às 14h e o encerramento ocorrerá às 24h.
Bruno Castro, da banda “Blue haze”, uma das atrações do Festival (Foto/Reprodução)
Segundo o gaitista Bruno Castro, da banda Blue Haze e um dos organizadores do projeto, o festival surgiu da vontade de propagar o Blues. Conhecido no mundo como o pai do rock'n roll, o Blues foi forte influência na criação do Jazz, do Country e outros estilos musicais que hoje formam a base da música ocidental.
"Sempre tive o sonho de poder trazer o blues de primeira linha para Uberaba, para as pessoas sentirem essa emoção ao vivo, por se tratar de um estilo cativante e muito mais rico em ritmos e vertentes do que muitos imaginam. Porém teremos Rock, Jazz e Soul durante nosso evento também, para apreciação de públicos de diversos gêneros musicais", explicou. Além disso, Bruno destacou que o conceito do festival está sendo pensado em todos os detalhes para proporcionar uma experiência especial para o público.
Conforme a organização, a previsão é que o festival atraia, por dia, cerca de 4 mil visitantes de toda a região. Além de fomentar o turismo, o festival também visa incentivar práticas sustentáveis, por isso serão vendidos Eco Copos do Blues, que poderão ser adquiridos antecipadamente em todas as lojas Stylo Modas, por apenas 8 reais e, nos dias do evento, por 10 reais. A quantidade de Eco Copos à venda é limitada.
Não será permitida a entrada de cadeiras de qualquer tipo, de coolers, bebidas, comidas, copos de vidro ou alumínio no evento. O evento contará com uma praça de alimentação completa para atender o público no âmbito de comidas e bebidas, contando exclusivamente com restaurante e lojas de Uberaba, com intuito de fomentar o comércio local. Haverá mesas e cadeiras na praça de alimentação mais alguns assentos espalhados pelo parque, com intuito de propiciar o máximo possível de conforto ao público.
Retirada dos ingressos
A organização do evento orienta a população a retirar os ingressos o quanto antes, pois são limitados. Cada pessoa pode retirar ingressos para até quatro pessoas, incluindo o dela, ou seja, 8 ingressos no total, sendo 4 para o sábado e 4 para o domingo. Vale destacar que um litro de leite vale um ingresso, para um dia de evento. Crianças até 12 anos e idosos, a partir de 65 anos, não precisam de ingresso para acessar o festival. Está autorizada a entrada de menores de 16 anos, desde que estejam acompanhados por responsáveis.