Somente 28 milhões de bivalentes foram administradas, sendo apenas 217 mil em adolescentes (Foto/Reprodução)
Balanço do Ministério da Saúde aponta que em quase três anos foram aplicadas 540 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19 no Brasil. No mesmo período, em Uberaba, segundo o site Uberaba Contra a Covid, foram 871.099 doses de vacinas aplicadas.
Ainda conforme o levantamento, foram 293.289 referentes à primeira dose, mais 270.419 como segunda dose. As doses de reforço somam mais 249.460 aplicações. Em relação à vacina bivalente, o registro é de 47.309 doses aplicadas.
Em 2023, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação com doses de reforço bivalentes para toda a população acima de 12 anos de idade. A adesão, porém, foi baixa até mesmo para os grupos prioritários, considerados de maior risco de agravamento da doença. Enquanto 516 milhões de doses de vacinas monovalentes foram aplicadas no país, somente 28 milhões de bivalentes foram administradas, sendo apenas 217 mil em adolescentes.
Para 2024, a proposta ainda em elaboração é a adoção de um calendário de vacinação contra a Covid-19 na rotina de crianças menores de 5 anos e doses de reforço periódicas ao menos uma vez por ano para grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos (pacientes com sistema imunológico debilitado) e gestantes, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há ainda a possibilidade de inclusão de outros grupos, como profissionais de Saúde e comunidades tradicionais.
A direção do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pretende iniciar uma estratégia de vacinação de rotina contra a Covid-19 no início de 2024, para substituir o “caráter de excepcionalidade”, com constantes alterações, que ainda dita o ritmo da imunização contra a doença.