O acúmulo de lixo deixado após feiras livres voltou a provocar reclamações em Uberaba. Moradores relatam sujeira nas vias e mau cheiro, principalmente em áreas de grande circulação, e cobram mais eficiência na limpeza feita após o encerramento das atividades.
A queixa já havia sido registrada anteriormente pelo Jornal da Manhã, em denúncias envolvendo a Praça da Abadia, onde moradores reclamaram do lixo acumulado e pediram reforço na limpeza do entorno. Após a repercussão, a coleta foi realizada, mas a situação voltou a ser alvo de reclamações recentes.
Outro local alvo de reclamações constantes por parte de ouvintes da Rádio JM é a avenida João XXIII, que acontece às quartas-feiras. O lixo, muitas vezes deixado nos canteiros, gera indignação na população.
Procurada, a Codau informou que mantém contrato com uma empresa terceirizada para realizar a limpeza após todas as feiras promovidas pela Prefeitura. Segundo a autarquia, o serviço ocorre de terça-feira a domingo, sempre após o fim das atividades, e inclui varrição, recolhimento dos resíduos e lavagem das vias com produtos específicos para combater o mau cheiro.
A Codau também afirma que fiscaliza e monitora o trabalho executado pela empresa contratada. Reclamações sobre esse tipo de serviço podem ser registradas pelo Fale Codau, no número 115.