Após a repercussão dos problemas asfálticos da LMG-798, que liga Uberaba à MG-190, os leitores do Jornal da Manhã solicitaram atenção também à MG-427, à MG-2595 e à BR-262. Nos últimos dois dias, a reportagem do Jornal da Manhã percorreu as rodovias que cortam o município para identificar os pontos críticos do asfalto.
Na MG-427, que liga Uberaba a Planura, a partir do km 8 a situação fica precária e perigosa para motoristas. Pelas imagens é possível perceber que os condutores são obrigados a fazer manobras improvisadas para desviar das crateras formadas na via. Nos comentários sobre a LMG-798, usuários dizem que a rodovia está “péssima”, “cada dia pior” e “pior ainda [comparando-a com a LMG-798]”. O local também faz parte das concessões do estado para a Concessionária Rodovias do Triângulo, que começou a administrar os lotes de rodovias da região em 24 de fevereiro de 2023.
Situação da MG-427 (Foto/Jairo Chagas)
Conforme informa a concessionária, a MG-427, bem como outras localidades, passam pelos trabalhos iniciais, previstos para 2023, que incluem correções funcionais das rodovias, com intervenções nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização e limpezas de áreas laterais, visando ampliação da segurança viária em toda extensão da malha concedida. Também devem passar por essas intervenções as rodovias BR-365, CMG-452, CMG 462, MG-190 e LMG-798.
Situação da MG-427 (Foto/Jairo Chagas)
Na AMG-2595, antiga avenida Filomena Cartafina, o asfalto também está irregular. Buracos, mato alto e falta de acostamento são reclamações recorrentes dos usuários da via. De acordo com informações do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os trabalhos foram iniciados nos pontos mais críticos da via para melhorar as condições de tráfego antes da intensificação do período chuvoso. Porém, com as chuvas intensas dos últimos meses, ainda são muitas as reclamações que chegam ao Jornal da Manhã sobre as condições de tráfego na rodovia.
Situação da antiga Filomena Cartafina (Foto/JC Duran)
Em fevereiro deste ano, o vice-governador de Minas Gerais Mateus Simões garantiu, à Rádio JM, que o serviço de manutenção da Filomena seria concluído ainda em 2023, após a temporada de chuvas. Porém, a situação é politicamente delicada. A intenção do governo mineiro é devolver a AMG-2595 à responsabilidade do Município. A Prefeitura, por sua vez, não compartilha desse interesse e quer manter a gestão sob responsabilidade do Estado, como expôs a própria prefeita Elisa Araújo.
Na BR-262, outra situação delicada. Logo na saída da cidade, embaixo do viaduto com a BR-050, há desnível flagrante e buracos em excesso. Os automóveis, de grande e pequeno porte, têm que manobrar e encarar as crateras em velocidade, o que torna o trânsito na região perigoso e intenso. A reportagem questionou a concessionária que administra a via sobre as obras de reparo, mas ainda não há previsão de manutenção parcial ou completa da BR-262.
Situação na BR-262 (Foto/JC Duran)