“O cheiro é um agravante nessa situação, porque é insuportável para nós que estamos ao lado. É de embrulhar o estômago. Já entramos em contato com a Prefeitura, mas nada foi feito”, afirma denunciante. (Foto/Arquivo)
Comerciantes do Centro de Uberaba reclamam de situação desconfortável próxima ao antigo prédio do Grande Hotel de Uberaba e Cine Metrópole. Ao Jornal da Manhã, denunciantes apontam que pessoas em situação de rua têm usado a frente do edifício para suas necessidades fisiológicas, deixando, além de mau cheiro, também excrementos pela região.
Ao JM, comerciante da região afirma que a situação tem afastado ainda mais clientes, que já sumiram da região após a instalação do BRT/Vetor. A denunciante aponta que os excrementos ficam no local, expostas, inclusive, ao clima e exalando um odor “insuportável”.
“O cheiro é um agravante nessa situação, porque é insuportável para nós que estamos ao lado. É de embrulhar o estômago. Já entramos em contato com a Prefeitura, mas nada foi feito”, afirma denunciante.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre o assunto. Segundo nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) encaminhará a equipe da Abordagem Social até o local.
Ainda, o governo municipal aponta que atualmente, são cofinanciadas 206 vagas em unidades de acolhimento institucional para abrigar pessoas em situação de rua. “Ao ver uma pessoa nessa situação, o cidadão pode acionar a Abordagem pelo (34) 99667-4451. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h à 0h, e no sábado, domingo e feriado, das 9h às 22h”, informa a Seds.
Além das vagas de acolhimento institucional, a Seds pontua que mantém um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O local oferece espaço para higiene pessoal, apoio social e psicológico, inscrição no Cadastro Único, inclusão no mercado de trabalho, oficinas, atividades culturais e outros serviços. A unidade está localizada na Rua Helena Manzan Rodrigues, nº 30 - Tita Rezende.