OUTUBRO ROSA

Mais de 11% dos casos oncológicos no “Hélio Angotti” são referentes a mamas

Marconi Lima
Publicado em 02/10/2024 às 19:11
Compartilhar

“Mulher: seu corpo, sua vida”. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa. Campanha é simbolizada por um autoabraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado.

Dados do Indicador Oncológico, do Ministério da Saúde, apontam que em Uberaba entre as cirurgias realizadas no Hospital Hélio Angotti (HHA) referentes ao câncer, as que envolvem procedimentos mastológicos respondem por 11,34% do total de intervenções realizadas. Já no Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM), são 8,64%.

O número de diagnósticos de câncer, em seus mais de 200 tipos, tem crescido ano a ano em todo o mundo. Isso se deve, em parte, ao maior acesso à informação e ao diagnóstico mais precoce. Tal fator aumenta a possibilidade de cura, com tempo para avaliar a melhor conduta e definir entre os tipos de cirurgia para o tratamento do câncer, se esse for o caso, com maior chance de sucesso.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. 

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, ao longo de todo o mês, será realizada uma série de ações preventivas de saúde, assim como atividades educativas sobre o Outubro Rosa.

Conforme a SMS, serão ações orientativas, palestras sobre saúde da mulher e rodas de conversa nos seguintes equipamentos públicos: Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher - Caism (Parque do Mirante), UMS Maria Teresa (Bairro de Lourdes), UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês), USF São Cristóvão (São Cristóvão), UBS Tia Lola (Uberaba I), USF Borgico/Calcário (Calcário), USF Residencial 2000 (Residencial 2000), USF Planalto (Planalto), UBS Juca Inácio (Santa Maria), USF Virlânea Augusta (Jardim Maracanã), USF Beija-Flor (Beija-Flor), USF Dr. Inimá Baroni (Amoroso Costa) e USF Dona Aparecida Ferreira (Parque São Geraldo).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por