O serviço oferecido nas agências dos Correios é resultado de uma parceria com o INSS e tem como foco principal atender aposentados e pensionistas que enfrentam dificuldades para acessar os canais digitais (Foto/Joana Prata)
Após a grande procura registrada no início da semana, quando aposentados e pensionistas formaram fila em frente à agência central dos Correios em Uberaba, o volume de atendimentos segue alto na cidade. Segundo o coordenador regional de Negócios da estatal, Fabrício Ângelo de Oliveira, mais de 150 pessoas foram atendidas na cidade só no segundo dia de operação. Em Minas Gerais, o número ultrapassou os 10 mil atendimentos na manhã de segunda-feira (2).
O serviço oferecido nas agências dos Correios é resultado de uma parceria com o INSS e tem como foco principal atender aposentados e pensionistas que enfrentam dificuldades para acessar os canais digitais. “Nesse momento, estamos atuando com a análise de descontos indevidos realizados por associações. O atendimento é presencial, gratuito e permite que o beneficiário questione cobranças que não autorizou”, destacou o coordenador, em entrevista à Rádio JM.
Fabrício explicou que, ao buscar atendimento em uma agência dos Correios, o beneficiário terá suas informações verificadas para identificar possíveis descontos indevidos feitos por associações. Durante o atendimento, o aposentado poderá informar se autorizou os descontos e, caso não tenha dado essa permissão, será iniciada a contestação dos débitos. O processo de análise pode levar até 15 dias úteis. “Passado esse prazo, o aposentado deve retornar à agência para receber o retorno da análise feita pela associação, que indicará se o desconto foi ou não autorizado”, completou.
No início da semana, Uberaba registrou 150 atendimentos apenas no período matutino, no segundo dia do serviço. No mesmo instante, ainda na segunda-feria (2) pela manhã, todo o estado de Minas Gerais já contabilizava 10 mil beneficiários atendidos. “Em Minas, atualmente, estamos com 686 agências prestando esse serviço, em 643 municípios. São unidades habilitadas, que já estão credenciadas junto ao INSS para poder apoiar os aposentados e pensionistas nesse momento”, mencionou o coordenador regional.
Atendimento presencial gratuito e sem prazo definido
Fabrício alertou para tentativas de golpes, já que os Correios não enviam mensagens, e-mails ou fazem ligações oferecendo esse serviço. Ele reforçou que o objetivo é oferecer segurança e conforto para quem tem dificuldade com tecnologia, por isso todo o atendimento é realizado de forma presencial, nas agências autorizadas.
Para utilizar o serviço, o beneficiário precisa apenas apresentar um documento de identificação com foto. Apesar da alta demanda, não há prazo definido para o encerramento das atividades. A recomendação é que os segurados busquem as agências com tranquilidade, evitando aglomerações, já que todos serão atendidos enquanto houver procura.