Das 6.983 oportunidades ofertadas este ano, o Sine Municipal intermediou 2.305 contratações em Uberaba. Em balanço divulgado nesta terça-feira, o órgão ainda realizou 21.108 atendimentos e, consequentemente, encaminhamentos para entrevistas. Os números são relativos ao período entre janeiro e novembro de 2023.
O Sine Uberaba tem sede própria na rua Tristão de Castro e, segundo o presidente interino de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, conta com espaço para que as empresas possam, inclusive, dar andamento aos seus processos seletivos dentro do próprio Sine, além de salas para treinamento e cursos.
“Uberaba, nesses últimos anos, tem sido um dos municípios que mais têm gerado empregos em Minas Gerais, conforme dados do Caged. Isso é um reflexo das empresas que foram atraídas, pois os empregos só existem porque vieram novas empresas e porque as empresas daqui estão sendo ampliadas ou estão mudando de endereço para aumentar a produção. Desta forma, aumentando a produção, as empresas geram mais emprego, renda e desenvolvimento”, pontuou.
O Sine Uberaba tem atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contudo, diversas ações durante o ano possibilitaram saldo positivo na geração de emprego. Entre elas, destacam-se os programas Aqui Tem Emprego e Emprega CRAS. O Aqui Tem Emprego consiste no Sine itinerante, que leva os serviços até os bairros da cidade, já o Emprega CRAS oferta vagas de emprego dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Outro destaque do Sine, em 2023, foi o 2º feirão de emprego “Uberaba Contrata+”. Realizado na Arena Funel, no final de maio, o evento atraiu cerca de 2.300 trabalhadores. Na ocasião, as empresas estiveram presentes para iniciar os processos seletivos e os candidatos ainda tiveram a oportunidade de se direcionar ao segmento de interesse.
Sala Mineira do Empreendedor: No prédio do Sine também funciona a Sala Mineira do Empreendedor (SME) de Uberaba - vinculada à Sedec. A Sala visa simplificar e melhorar o ambiente de negócios no Município, oferecendo um espaço de referência para os empresários abrirem seus negócios. A Sala Mineira do Empreendedor foi premiada como "Referência em Atendimento 2023". A premiação foi promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a SME de Uberaba alcançou o “Selo Ouro”, em nível estadual.
A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Carolina Ribeiro, lembrou que foi um ano positivo para o empreendedorismo e que, de janeiro até meados de novembro, já haviam sido abertos 5.365 Microempreendedores Individuais (MEIs) em Uberaba, sendo que deste número, 2.273 foram abertos pela SME. Hoje, a cidade conta com um total de 19.863 empresas MEI ativas.