Mais de 40 casais se uniram em laço matrimonial (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
Ao som da marcha nupcial, interpretada pela Orquestra Municipal, 43 casais celebraram a união civil na noite desta quinta-feira (27), na 19ª edição do Casamento Comunitário de Uberaba. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com cartórios de registro civil.
Com a presença de familiares, os noivos trocaram alianças em cerimônia oficializada por juízes de paz, no Teatro Sesiminas. Entre os casais, estavam a costureira Vera Nogueira Pena, de 63 anos, e o lavrador Pedro Alves Miranda, de 74.
Leia também: Memorial Chico Xavier é reinaugurado neste domingo
"O coração está muito feliz. Nós esperávamos por isso há muito tempo. Apareceu o Casamento Comunitário e aproveitamos a oportunidade", disse Vera. "Fico muito satisfeito de estar aqui hoje me casando com minha amada", declarou o noivo.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recepcionou os 43 casais ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins. “Espero que vocês tenham gostado, pois foi tudo feito com muito carinho e dedicação para vocês terem uma recordação linda desse momento em que a gente celebra a união, o amor, a paciência e a resiliência", afirmou a prefeita.
Para se candidatar ao Casamento Comunitário, era preciso ter renda per capita de até um salário-mínimo e morar em Uberaba há mais de três anos. Os noivos passaram pelas fases de inscrição, análise de documentação e habilitação junto ao cartório.
Além de estabelecer a união civil de casais de baixa renda, o Casamento Comunitário busca fortalecer os vínculos familiares. "Quero parabenizar os noivos e desejar que, hoje, seja o início de uma nova jornada, cheia de vitórias e de muita alegria. Que o amor de vocês venha a se fortalecer cada dia mais", desejou a secretária de Desenvolvimento Social.
A 19ª edição do Casamento Comunitário foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 4.3, e pelo YouTube da TV. A íntegra da cerimônia está disponível em youtube.com/CâmaraMunicipaldeUberaba.
A cerimônia foi realizada no Teatro Sesiminas, ao som da Orquestra Municipal (Foto/Lílian Veronezi/PMU)