Entre os colégios eleitorais em que foram apresentados problemas estão as escolas estaduais Castelo Branco e Lauro Fontoura, a Escola Municipal José Geraldo Guimarães, além da Escola Estadual Professor Chaves e o Senai
Urna estragada da Escola Estadual Lauro Fontoura (Foto/Divulgação)
Mais de 40 urnas eletrônicas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas durante a votação em Uberaba nesse domingo (6). Entre os locais com relatos de transtornos estão as escolas estaduais Castelo Branco e Lauro Fontoura, a Escola Municipal José Geraldo Guimarães, além da Escola Estadual Professor Chaves e o Senai.
Conforme apurado pela reportagem do Jornal da Manhã, na Escola Lauro Fontoura, várias seções enfrentaram falhas, incluindo as seções 368, 367, 365, 362 e 363. Com exceção da urna da seção 363, que precisou ser reiniciada duas vezes antes de voltar a funcionar, as demais foram substituídas. Ainda, até o fim da tarde, ouvintes informaram que apenas na escola Professor Chaves uma urna precisou ser trocada quatro vezes.
De acordo com a equipe da Justiça Eleitoral de Uberaba, todas as zonas eleitorais contam com urnas de substituição do modelo 2013 e esse processo de troca está em andamento.
Eleitores aguardam substituição de urna na Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Foto/David Tschaikowsky)
Na Escola Municipal José Geraldo Guimarães, antiga Escola Pacaembu, também houve transtornos. Segundo um ouvinte, apenas uma seção precisou da troca de urna. “A urna parou, não tem jeito de votar. O pessoal está aqui esperando para consertar já faz um tempão. As outras salas estão praticamente vazias”, relatou a eleitora.
No Senai, duas seções apresentaram problemas, incluindo a seção onde votaria o candidato à Prefeitura de Uberaba, Tony Carlos. Segundo apurado pela reportagem do Jornal da Manhã, o candidato precisou aguardar a substituição da urna para poder votar.
Votação na Escola Municipal José Geraldo Guimarães (Foto/Leitora JM)
De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Alexandre Petermann, os equipamentos com falhas são modelos mais antigos, com cinco a seis anos de uso. Petermann também informou que os problemas não são exclusivos de Uberaba, mas foram registrados também em outras cidades de Minas Gerais.
Já o juiz eleitoral José Paulino de Freitas Neto ressaltou que os problemas iniciais com as urnas foram resolvidos e o encerramento da votação ocorreu com tranquilidade, sem registros de filas nas seções eleitorais.