SAÚDE

Mais de 56% dos pacientes da fila eletrônica faltam ao agendamento

Desde janeiro, foram chamados 114 mil pacientes que aguardavam atendimento, dos quais apenas 50 mil compareceram e 64 mil faltaram e não desmarcaram

Publicado em 29/06/2024 às 17:08Atualizado em 30/06/2024 às 08:52
Compartilhar

Exames de ultrassonografia estão entre os que mais registram faltas dos pacientes nos agendamentos da fila eletrônica (Foto/Reprodução)

Mais da metade dos pacientes da fila eletrônica que foram chamados este ano não compareceram para a realização dos procedimentos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o início da semana que passou, foram chamadas 114 mil pessoas para a realização de consultas e exames, das quais 64 mil não compareceram. Além de faltarem, esses pacientes não desmarcaram o agendamento, o que evita a evolução da fila, visto que não é possível substituí-los de forma imediata.

Desde janeiro, foram chamados mais de 77,4 mil pacientes para exames e 36,6 mil para consultas especializadas diversas, somando 114 mil chamamentos. Conforme o Departamento de Gestão do Agendamento Eletrônico, a expectativa é de que até o final do ano ainda sejam chamados outros 76,2 mil pacientes para exames e 35,4 mil para consultas de diversas especialidades, aproximadamente.

Um dos entraves da fila eletrônica são os faltosos, ou seja, os pacientes chamados que não comparecem para o exame ou consulta e que não desmarcam o procedimento. De janeiro até junho, o montante de faltosos ultrapassa 64 mil, perfazendo mais de 56% dos convocados. Dentre os exames com maior número de faltas, aparecem clínica; ultrassonografia; raio-X; mamografia e eletrocardiograma. Já entre as consultas, pode-se destacar ortopedia e traumatologia; oftalmologia; neurologia; otorrinolaringologia e com médico cirurgião-geral.

O Programa Saúde Avança Mais conseguiu zerar algumas especialidades, como alergista, geriatria, mamografia, nefrologia, consulta cirurgia geral, consulta ambulatorial pequena cirurgia, periodontia, ecocardiograma, ultrassom obstétrico, Holter e MAPA. A fila eletrônica é dinâmica, o raio-X, por exemplo, é um exame com alta procura, porém, a fila também segue praticamente zerada, com rápido chamamento.

Uma das estratégias para otimizarem a fila são os mutirões de atendimento nos fins de semana. Na sexta-feira (28), por exemplo, foram realizados 50 ultrassons no Hospital Regional José Alencar. Já nesse sábado (29), estavam previstos 25 ultrassons do aparelho urinário, no Hospital Beneficência Portuguesa, e 41 ultrassons na Unidade de Saúde São Cristóvão. Hoje, serão mais 50 ultrassons no Hospital Regional.

Além disso, também foram ofertados 200 eletrocardiogramas nesse fim de semana, no Mário Palmério Hospital Universitário, sendo 100 nesse sábado e 100 neste domingo. Nesse caso, os pacientes devem se encaminhar para a entrada do lado debaixo do Hospital, pela rua Cecília Palmério.

Os atendimentos da fila eletrônica são realizados pelo fone (34) 3331-2700. É importante que os pacientes atendam quando contatados para que seja possível agendar o procedimento. Vale pontuar que esse número não recebe chamadas. Caso não seja possível comparecer na data já agendada, o paciente pode desmarcar por meio da Ouvidoria da Saúde, pelo 3331-2757.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por