DESGARGA ELÉTRICA

Mais de três mil raios caíram em Uberaba em 15 dias

Desde o início do período chuvoso, são 29 mil ocorrências de raios em Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 28/01/2024 às 20:06
Compartilhar

Nos primeira quinzena de 2024, mais de 3 mil raios caíram em Uberaba. Os dados são da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A.), que detalham também quase 29 mil descargas elétricas em quatro meses. 

De acordo com a Cemig, desde o início deste período chuvoso, em outubro de 2023, foram cerca de 345 mil descargas atmosféricas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo mais de 37 mil apenas nos primeiros 15 dias de janeiro. Em Uberaba, foram 28.798 raios de outubro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. Na primeira quinzena de janeiro foram 3.360 descargas.  

A ocorrência de raios, além de causar problemas na rede de energia com ruptura de fios de alta tensão, também podem causar mortes. Desde a última sexta-feira (19), quatro pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil do estado. 

Segundo o supervisor de Relacionamento com Clientes da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida, existem algumas dicas de proteção para serem colocadas em prática durante tempestades com raios. Ribeiro aponta que, durante as ocorrências, as pessoas devem procurar abrigo imediatamente.  

“Caso a pessoa esteja na rua, ela deve procurar um local seguro, como um estabelecimento residencial ou comercial. O mesmo vale para regiões rurais. Além disso, é importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica e, consequentemente, eletrocutar quem esteja próximo. O raio pode provocar queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que podem levar a pessoa à morte”, explica.  

Alexandre ressalta que todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas para evitar risco de queima. Essa atitude preventiva também contribui para a segurança das pessoas. Desta forma, sobretensões podem atingir aparelhos elétricos destas instalações ou os moradores que estiverem em contato com estas unidades, provocando o defeito no equipamento e o choque ou queimadura na pessoa. “Durante as chuvas, o raio, ao cair próximo às residências, pode causar grandes sobretensões nas redes elétricas internas das residências, comércios ou indústrias. Por este motivo, sempre que possível, a recomendação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas em caso de chuvas com descargas atmosféricas, para evitar acidentes", alerta o especialista da Cemig. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por