1.400 CIRURGIAS

Mário Palmério e HC-UFTM começam a chamar pacientes para cirurgias eletivas

Os procedimentos começaram no dia 5 de agosto, com foco em Urologia e Ortopedia, no Hospital Regional

Rafaella Massas
Publicado em 17/08/2023 às 20:21
Compartilhar

No primeiro dia de mutirão, foram realizadas 40 operações (Foto/Marcello Casal/Agência Brasil)

Mário Palmério Hospital Universitário e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) já começaram as movimentações para atuar nos mutirões de cirurgias eletivas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No total estão previstas 1.400 cirurgias, e a previsão é que a metade seja realizada até o final deste ano.  

O mutirão de cirurgias eletivas começou no dia 5 de agosto, no Hospital Regional José de Alencar, com foco em urologia e ortopedia. No primeiro dia de mutirão, foram realizadas 40 operações, sendo 20 para cada especialidade. Ao Jornal da Manhã, a titular da Saúde, Valdilene Rocha, explicou que os hospitais Mário Palmeio e HC-UFTM já organizam seus cronogramas para o chamamento de pacientes. 

“Já estamos lá com o hospital Mário Palmério, que começou a chamar os pacientes para as triagens, também continuidade e efetivação dessas cirurgias. O Hospital Escola nós também já começamos com essa gestão. Eles já estão fazendo o cronograma deles, todos os agendamentos de acordo com a disponibilização dos blocos e aumentando, também, o número de chamadas desses pacientes que aguardam as cirurgias eletivas. Então agora a gente já está com os nossos três principais equipamentos em realização de cirurgias já executando essas cirurgias”, afirma Valdilene, se referindo à operação dos três hospitais envolvidos nos mutirões de eletivas de Uberaba.  

Ainda segundo a secretária de Saúde, a pasta optou pela realização de menos de 100 cirurgias por dia para evitar inseguranças no procedimento e garantir que as operações sejam feitas com qualidade. “É claro que não está sendo aquele mutirão de 100 pacientes por dia, até porque eu não gosto muito de mutirão dessa forma. Eu acredito que o mutirão com agendamento funciona melhor. A qualidade é melhor, o atendimento é melhor e a segurança é melhor. (Muitos procedimentos em um único dia) fragiliza o atendimento, a equipe que está atendendo fica exausta com isso, então pode não ter uma eficácia tão boa para o atendimento”, pondera.  

As especialidades já ampliaram para ortopedia de joelho, quadril e cirurgias gerais como hérnia, vesícula, laqueadura, vasectomia e histerectomia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por