(Foto/Arquivo JM)
As atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mensalmente, na Mata do Carrinho, voltam a acontecer neste domingo (10), das 9h às 12h. A novidade será o musical do projeto “Água para toda a vida - Boneca Flor e Artesã Flora” do Instituto Pereskinha de Educação Socioambiental.
Além disso, a Fundação de Esporte e Lazer vai disponibilizar brinquedos para as crianças e a equipe da Semam fará explanação sobre o Parque nos contextos histórico, cultural, patrimonial e ambiental. Dessa vez, a atividade estará aberta a todos que desejarem participar.
No musical, formado pelas pedagogas Kelly Ribeiro (Boneca Flor) e Viviane Marques (Artesã Flora), as personagens interagem com o público usando linguagem simples, para conscientizar sobre a importância da preservação da fauna, flora e, principalmente, das águas.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Uberaba e é patrocinado pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e Ministério do Desenvolvimento Regional. A ideia nasceu em 2020, com a pandemia, quando foi criado um canal na plataforma do YouTube onde duas personagens infantojuvenis, Boneca Flor e Artesã Flora, abordavam tema socioambiental. Em 2021, com novas parcerias, foi formado o grupo musical “O Mundo de Flor e Flora”. Aqui as personagens cantam músicas de autoria própria.
Com parceiros da comunidade, o grupo visita escolas, instituições e se apresenta nas praças, shoppings e outros locais praticando diversas atividades, como plantação de horta comunitária/pedagógica, trabalhos artesanais reutilizando reciclado, decoração de festa com esse tipo de material. Realiza ainda oficina de musicalização: percussão socioambiental, teatro, dança e ritmos, utilização da linguagem de Libras como incentivo à inclusão. O Instituto faz recreações e produção de vídeos educativos, bem como workshops: “Flor e Flora em ação”; “Flor e Flora - Oficinas”, além do musical “O Mundo de Flor e Flora”.
Integram também o musical o compositor Lee Carvalho e os músicos Fernando Rodrigues (teclado), Pedro Ribeiro (contrabaixo) e Cleverson Marques (bateria), além da fotógrafa Thaís Martins.