INFESTAÇÃO

Mato alto próximo ao bosque preocupa moradores do entorno, em Uberaba

Larissa Prata
Publicado em 27/01/2025 às 12:00Atualizado em 27/01/2025 às 19:24
Compartilhar

Vale lembrar que o bosque fica em região onde o índice de infestação indicava risco de surto de dengue, segundo o primeiro LIRAa (Foto/JM)

Vale lembrar que o bosque fica em região onde o índice de infestação indicava risco de surto de dengue, segundo o primeiro LIRAa (Foto/JM)

Mato alto no entorno do Bosque do Jacarandá preocupa moradores da região, conforme queixa de um deles à Rádio JM. A ouvinte destacou que a região dos bairros Jardim São Bento e Vila Olímpica é uma das que estão com os maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Ontem, passei na porta do Bosque Jacarandá e tem tanto mato na calçada que imagino o mato dentro do bosque. Olhando a calçada pela rua, achei que ali era o verdadeiro Jurassic Park”, ironizou Bruna Barbosa.

Acionada pela reportagem, a Codau esclareceu que as equipes já haviam iniciado o trabalho de limpeza no Bosque Jacarandá. “Equipe de limpeza Urbana já fez a roçada e capina na Vila Olímpica, região do Uberabão, e em grande parte do quarteirão do Bosque Jacarandá. E nessa segunda-feira (27) o serviço seria concluído neste entorno”, diz a nota enviada ao Jornal da Manhã.

"Ontem passei na porta do bosque jacarandá e tem tanto mato na calçada que imagino o mato dentro do bosque", reclamou Bruna Barbosa (Foto/JM)

"Ontem passei na porta do bosque jacarandá e tem tanto mato na calçada que imagino o mato dentro do bosque", reclamou Bruna Barbosa (Foto/JM)

A reportagem esteve no local e percebeu que a enorme quantidade de mato no exterior do Bosque Jacarandá se confirma também no interior. A revitalização do local está entre as prioridades da Secretaria de Meio Ambiente para 2025.

Em entrevista recente ao JM, o titular do Meio Ambiente, Edno da Silveira, afirmou que o projeto está pronto e a equipe da Prefeitura de Uberaba está em fase de levantamento de custos para formatar o orçamento da obra. O secretário ainda lembrou que houve conversas para que o local fosse adotado por grupo imobiliário, porém as tratativas não evoluíram. Segundo Edno, a parceria ainda não está totalmente descartada. Ele explicou que, com o projeto e orçamento definidos, a empresa será procurada para verificar se existe interesse em investir na revitalização do bosque. Entretanto, em caso de negativa, o titular do Meio Ambiente assegurou que a Prefeitura já tem solução para custear a obra.

O Bosque Jacarandá aguarda o início das obras desde fevereiro do ano passado, quando os últimos animais foram transferidos, após mais de um ano de espera. Anteriormente, a prefeita Elisa Araújo (PSD) declarou que verba proveniente do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) seria destinada para o custeio da revitalização do espaço.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por