Os patos estariam levando mau cheiro e diversos outros problemas aos vizinhos (Foto/Divulgação leitor)
Uma moradora do bairro de Lourdes procurou o Jornal da Manhã para relatar transtornos causados por uma criação de patos na Rua das Palmeiras. Segundo a reclamante, o Departamento de Posturas já foi acionado, mas o problema ainda não foi resolvido. A Prefeitura de Uberaba informou que o proprietário do local já foi notificado.
A mulher afirma que, além do mau cheiro causado pelos patos, a vizinhança tem enfrentado uma infestação de animais peçonhentos. Conforme fotos enviadas à reportagem, o terreno onde os patos são mantidos acumula restos de materiais de construção. "Essa criação de patos está afetando nossa saúde. Já solicitamos a intervenção do Departamento de Posturas, mas até agora nada foi feito. Na minha casa, estão aparecendo muitos bichos, como ratos, baratas e até escorpiões", lamenta a moradora.
Leia também: Após denúncia do JM, bancos de praça próximos à Medalha Milagrosa passam por manutenção
Ela também suspeita que o local onde os animais ficam não recebe a higienização adequada, o que agrava o mau cheiro na região. Segundo a moradora, a situação começou há mais de dois anos e vem piorando. "O Departamento de Posturas alega que eles não atendem à porta", comenta.
O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para obter um posicionamento. Em nota, o Departamento de Posturas informou que já esteve no local e notificou o proprietário. "O dono foi autuado e orientado a retirar as aves", disse o órgão.
Ainda de acordo com o Departamento, a criação de animais é regulamentada pela Lei Complementar 380/08, Art. 102, que permite a criação, tratamento e comércio de animais apenas em áreas permitidas pela Lei de Uso e Ocupação do Solo, desde que não causem incômodos à vizinhança.