Começaram na terça-feira (18) as blitze de fiscalização do IPVA 2009. Mesmo sem contar com todo o efetivo para a chamada Megablitz, homens da Polícia Militar e Guarda Municipal realizaram os trabalhos e abordaram carros e motos, dos quais apenas um precisou ser removido, já que o condutor não possuía CNH e não portava o Certificado de Licenciamento do veículo.
Ontem (20), sem estabelecer pontos fixos, os encarregados pelas blitze também abordaram vários condutores por toda a cidade. Porém, o balanço de ontem deverá ser apresentado apenas no inicio da próxima semana. Além de verificar o porte dos documentos obrigatórios, os organizadores da blitz também estão averiguando possíveis mandados de prisão, itens de segurança e até mesmo tráfico de drogas ou porte de armas.
De acordo com a chefe de Seção de Fiscalização de Trânsito da Guarda Municipal, Fabiana Fonseca, a população parece estar se conscientizando, apesar de 18% da frota de 109 mil veículos da cidade ainda estarem transitando de forma irregular.
Segundo informações obtidas junto aos organizadores, está marcada para hoje a primeira Megablitz desse mês. No entanto, local e horário não foram divulgados para não atrapalhar os trabalhos. De acordo com os comandos da GM e PM, nem mesmo os policiais e agentes sabem os locais, horários e datas exatas das operações. A ideia é não deixar que as informações vazem antes da hora.