Gerusa do Amaral, Guta Alonso e Roberta Lisboa, receberam a homenagem das mãos da presidente da ABCZ Mulher Paula Paoliello (Foto/Divulgação)
Durante a programação da 17ª ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) entregou o Mérito ABCZ Mulher a três personalidades femininas que têm se destacado no agronegócio. O evento foi realizado no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, no Parque Fernando Costa.
“Cada uma das homenageadas tem legado que vai muito além dos negócios rurais. Elas são exemplos vivos de como a dedicação, a inovação e o respeito pelo que se faz podem transformar realidades, impulsionar a produtividade e promover um impacto positivo que reverbera por todo o setor”, destacou a presidente da ABCZ Mulher, Paula Paoliello Garcia Cid, que agraciou as homenageadas juntamente com as integrantes do Comitê ABCZ Mulher, Iara Marquez e Lu Romancini.
A honraria foi entregue a Gerusa do Amaral Catelan Trivelato. Formada em Direito com especialização em Processo Civil, Gerusa é casada com João Trivelato Neto e juntos fundaram, em 2008, em São Gabriel do Oeste (MS), o criatório Tabapuã da Gê 05. Outra homenageada foi Guta Alonso, médica veterinária formada pela USP, com mestrado pela Unesp, de Botucatu, com doutorado em Reprodução Animal, também pela USP, e atualmente está trabalhando com pesquisa na área de bovinos.
A terceira homenageada foi Roberta Lisboa Pontes Gestal, zootecnista formada pela Fazu, com mestrado pela Unesp de Jaboticabal na área de Melhoramento Genético Animal. Pertenceu ao Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) de 2007 a 2022. É consultora técnica de corte da Alta Genetics e técnica credenciada da Geneplus.
Inauguração
Em uma cerimônia realizada na manhã de quinta-feira (22), o Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba, recebeu o nome de José Olavo Borges Mendes, ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) por três mandatos (1995-1998, 2001-2004 e 2007-2010). A solenidade foi realizada durante a 17ª ExpoGenética.
Segundo a diretoria da ABCZ, a ação reconhece o legado de José Olavo, que, ao lado do pecuarista Cláudio Sabino Carvalho (in memoriam), o criador Nelson Rafael Pineda Rodrigues e o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, acreditou no potencial de unir tecnologia, ciência e tradição, objetivando ampliar horizontes para o desenvolvimento do setor e realizou a primeira edição da ExpoGenética, em 2008.
A cerimônia de descerramento da placa contou com a presença de membros da diretoria da ABCZ, dos filhos Frederico Cunha Mendes, Rafael Cunha Mendes e José Olavo Borges Mendes Júnior e de amigos do homenageado. “Estou muito feliz! É uma grande alegria para mim e para a minha família”, agradeceu José Olavo Borges Mendes.