(Foto/ Ilustrativa)
Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) apontam que, até o último dia 18, Miguel foi o nome com maior registro nos cartórios de Uberaba. Foram 51 no total. Em segundo lugar, vem Helena, com 51 registros.
Entre os dez nomes que mais foram registrados nos cartórios do município este ano estão Maria Alice, Arthur, Cecília, Bernardo, Maria Cecília, Theo, Antonella e Benício. Nome até então considerado comum, José, não aparece na lista dos 50 nomes mais registrados em Uberaba. E, Maria, sempre vem composto com outro nome.
Marcos, Paula e Ana também não entraram na lista dos 50 mais registrados em Uberaba este ano. No entanto, os nomes Joaquim, com 20 registros, foi o 24º; Pedro, com 17 registros, foi o 32º; Antônio, com 16, foi o 35º, e Júlia, com 15, foi 40º.
Constam na lista também os nomes que estão se tornando comuns: Ravi, com 24 registros, foi o 17º; Gael, com 23, o 18º; Liz, com 21, o 22º, e Noah, com 19 registros, foi o 26º.
Segundo a Arpen, uma nova lei (14.382, de 2022) permitiu a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em cartório, independentemente do motivo e sem necessidade de procedimento judicial. Essa nova lei também permite que os pais, em consenso, alterem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro do nascimento.
Passado um ano em que essa lei entrou em vigor, os cartórios brasileiros registraram 10.314 mudanças de nome.
Para realizar a mudança de nome, basta ir diretamente a um Cartório de Registro Civil com seus documentos pessoais (RG e CPF). O custo do procedimento varia de acordo com a unidade da federação.
CPF. No ano de 2023, conforme o levantamento da Arpen Brasil, foram emitidos 3.835 CPFs em Uberaba.