Em Uberaba está a maior cervejaria do Grupo Petrópolis, inaugurada há três anos (Foto/Arquivo)
A possibilidade de implantação de mais uma cervejaria em Uberaba aponta o bom momento do setor no Estado de Minas Gerais. O Estado reconquistou o terceiro lugar no ranking dos Estados com mais cervejarias do país. Novas 33 fábricas foram criadas no ano passado, alcançando 222 estabelecimentos, e ultrapassando Santa Catarina, com 215. Os dados foram divulgados no Anuário da Cerveja.
Representantes da empresa Krug Bier estiveram em Uberaba no fim do mês passado e se reuniram com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com o objetivo de conhecer o potencial econômico da cidade. Após a reunião, os representantes da Krug Bier fizeram um tour pela cidade e conheceram os principais pontos do Aspirante Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.
“A Krug Bier é uma cervejaria artesanal de Belo Horizonte. Atualmente, a empresa é uma das principais de Minas Gerais neste segmento.
O Estado possui três municípios entre os que possuem o maior número de cervejarias registradas no País: Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 20 estabelecimentos, é a 6ª colocada; Belo Horizonte, com 19, é a 7ª, e Uberlândia, com dez, é a 20ª.
Em 722 municípios brasileiros há pelo menos uma cervejaria, o que representa um aumento da dispersão em 7,4% se comparado a 2021, quando havia ao menos uma cervejaria em 672 municípios brasileiros.
O cenário aponta para maior investimento em novos negócios do setor no Estado. Minas vem chamando a atenção de grandes grupos. Em maio, a cervejaria Heineken anunciou o início da construção de sua fábrica em Passos, no Sul de Minas. Há três anos, outra grande marca nacional, o Grupo Petrópolis, inaugurou sua maior unidade fabril em Uberaba.
O Brasil conta com 54.727 marcas de cerveja registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). São Paulo é o estado com maior número de marcas nos registros de cerveja, com uma média de 42,5 para cada estabelecimento, o que representa 16.528 marcas.