Em atendimento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria do Agronegócio (Sagri) iniciou o projeto para elevação do greide, cascalhamento e compactação de oito quilômetros da Ura 341, entre Santa Fé e São Basílio, em Uberaba.
A solicitação diz respeito à Proposta Aberta Voluntária, número 3839/2023, feita pela Sagri ao Mapa no começo deste ano, juntamente com várias outras, tanto de melhorias em estradas, como de aquisição de máquinas e caminhões.
De acordo com o titular da Pasta, Agnaldo Silva, visando dar sequência ao pré-projeto de melhoria da estrada municipal - Ura 341, o Ministério da Agricultura solicita que sejam prestadas informações básicas da proposta, como trecho a ser recuperado com as devidas coordenadas geográficas, valor médio da obra e relatório fotográfico do trajeto.
Nesta semana mesmo, informou o secretário, uma equipe da Sagri esteve na Ura 341, entre Santa Fé, na ligação 798, até o entroncamento com a estrada que dá acesso a São Basílio, para os devidos levantamentos. Ele ressaltou que são 7.900 metros de via, orçados em R$3.066.000,00.
“Agora, o geógrafo da Sagri vai elaborar o projeto que, posteriormente, será enviado ao Mapa, ainda nesta primeira quinzena de agosto”, disse Agnaldo Silva, adiantando que também estão sendo feitas gestões junto aos deputados da região para indicação de emendas garantindo recursos orçamentários da proposta voluntária.
Agnaldo explicou que o serviço, num primeiro momento, constará de elevação do greide da estrada, seguido dos serviços de cascalhamento e compactação. Melhorias, acentuou o secretário, consideradas fundamentais para aquela região do município, grande produtora de hortifrutigranjeiros, como alho, batata e cenoura, dentre outros.
“A ideia, posteriormente, é trabalhar a conclusão do trecho até São Basílio (pela Ura 340), bem como a pavimentação com asfalto propriamente dita”, disse.