Está permitida a aplicação da vacina da dengue nas faixas etárias de 4 a 59 anos no em casos de vacinas com data de validade próxima. A liberação foi feita nesta quarta-feira (17), pela Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde (MS).
As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas a critério dos municípios que tiverem doses sobrando. Em Uberaba, a imunização permanece permitida apenas para crianças de 10 e 11 anos, conforme os critérios do Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, o lote recebido pela cidade tem validade para 20/01/2025.
Segundo o ministério, a prioridade de imunização permanece sendo da faixa etária de 10 a 14 anos. A liberação seria apenas uma saída para as doses estocadas nos municípios com baixa adesão e imunizantes próximos da validade. A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.
O MS ainda informou que não é possível determinar a quantidade de doses disponíveis com esta data de validade, pois estas já foram distribuídas e as aplicações não são imediatamente comunicadas ao Ministério da Saúde. Dessa forma, os dados podem levar dias ou semanas para serem atualizados no sistema federal.
"De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga", decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.
*Com informações do G1