A Semana Santa é a data mais importante do Catolicismo, quando as paróquias fazem programação especial e celebram a ressurreição de Jesus. Mas outras religiões que também seguem a Bíblia não têm a mesma tradição.
Edson Donisete Rodovalho, presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Uberaba, diz que a Sexta-feira de Paixão é celebrada em algumas das diversas denominações de igrejas que fazem parte do Conselho, mas outras apenas pregam uma mensagem lembrando o ato da ressurreição.
Uma das exceções, a igreja Ministério de Deus Forte faz amanhã a encenação da Paixão de Cristo. O musical, que mistura dança, teatro e música ao vivo, será na praça Custódio Guimarães, no Parque São Geraldo, a partir de 19h30.
No Espiritismo, o médium Carlos Baccelli explica que a Quaresma não tem qualquer significado religioso. Mas o Domingo de Páscoa, que para os cristãos representa a ressurreição, para o Espiritismo reforça o conceito de imortalidade.
Enquanto isso a Igreja Católica continua com as celebrações especiais. Hoje acontece nas paróquias de toda a cidade a Missa de Lava-pés. Amanhã é o dia da adoração e a encenação da Paixão de Cristo. Rubério Santos, assessor da Arquidiocese de Uberaba, diz que, na cidade, oito igrejas vão representar a encenação. O espetáculo mais tradicional é o da paróquia de São Judas Tadeu, que completa 33 anos.
Sábado é o principal momento da Semana Santa, quando os católicos realizam a Vigília Pascal, para comemorar a ressurreição de Jesus, e, no domingo, a celebração da missa é normal.