A intervenção atual acontece há mais de 20 dias e está sendo refeita pela terceira vez (Foto/Leitor JM)
Morador da Travessa Armando de Miranda Cardoso, no Conjunto Frei Eugênio, acionou a reportagem do Jornal da Manhã para reclamar de obra interminável pela Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas). Segundo ele, a intervenção atual acontece há mais de 20 dias e está sendo refeita pela terceira vez, porque a chuva dos últimos dias deteriorou o serviço.
“Esta obra era necessária porque desce muita água na rua quando chove e arrebenta todo ano o asfalto. Durante esse período ficamos sem poder entrar em casa, sem guardar carro, isso tem mais de 15 anos. Iniciaram o serviço e percebi que estava errado porque estavam subdimensionando o volume de água que desce aqui, colocando tubos mais finos e caixas de passagem subdimensionadas. Falei com o engenheiro da obra e a equipe da Codau veio conversar comigo e relatei o problema. Nesta semana tiveram que arrancar toda a tubulação caríssima e todo serviço feito tiveram que jogar fora e refazer. Na véspera de Natal arrebentou tudo novamente e a máquina que estava lá pra continuar a obra quase foi soterrada. Então continuo falando que a obra está errada porque o que está sendo feito não vai durar. Daqui um ano ou dois terá que ser tudo refeito”, relata o morador.
Pode interessar: Codau realiza interligação do novo reservatório do CR-11
Segundo ele, não é preciso experiência técnica para perceber que a obra não está sendo conduzida corretamente, porque o material utilizado e visto a olho nu, não comporta o grande volume de água que corre na rua quando as chuvas iniciam.
“Eles não terminam porque fazem e refazem o trabalho desperdiçando todo o material e jogando fora o dinheiro do município. Fiz essa denúncia para a Promotoria Pública de Defesa do Patrimônio”, disse.
Em contato com a reportagem do Jornal da Manhã, a Codau informou que está realizando o serviço de drenagem pluvial no Parque do Mirante e a obra iniciou com a recomposição de uma rede danificada na esquina da avenida Claricinda Alves de Rezende com a Travessa Armando de Miranda Cardoso, no Parque do Mirante. No local estão sendo implantados 150 metros de novas tubulações nos diâmetros de 1000mm e 1200mm.
Segundo o Codau, o morador em questão já foi atendido por três vezes pela diretoria de Ações Urbanas, que explicou a ele sobre a importância deste projeto, que tem por objetivo ampliar o sistema de drenagem desta localidade, hoje insuficiente para atender a bacia pluvial da região, visto que a estrutura atual está estruturalmente comprometida, o que causa abatimento ao longo da via pública.
“O projeto da obra é totalmente compatível com a bacia pluvial de contribuição e absorverá o grande volume de enxurrada existente. Quanto ao retrabalho, a obra está em andamento neste período chuvoso, e a refação do serviço acontece em algumas circunstâncias específicas”, finalizou a nota da Codau.