Reclamações envolvem ruas, praças e pontos com acúmulo de resíduos; município é responsável pelos serviços de limpeza pública
Reclamações sobre a falta de varrição e limpeza de vias públicas têm se tornado frequentes em Uberaba. Moradores de diferentes bairros relatam acúmulo de resíduos em ruas e praças, além de pontos onde a sujeira permanece por vários dias, gerando incômodo e sensação de abandono.
As denúncias recebidas pelo Jornal da Manhã envolvem, principalmente, lixo espalhado em calçadas, restos de materiais em vias públicas e falhas na limpeza rotineira em áreas de circulação intensa. Em alguns casos, moradores também apontam descarte irregular como fator que agrava o cenário, principalmente em terrenos e esquinas com pouca fiscalização.
Diferentemente da coleta de lixo domiciliar, que é realizada por concessionária, a varrição de ruas, limpeza de praças e outros serviços de limpeza pública são atendidos por outro serviço terceirizado em Uberaba. Eles são de responsabilidade do poder público municipal, com atuação direta da Codau e de secretarias competentes, conforme o tipo de resíduo e o local.
A população pode registrar reclamações e solicitar providências por meio dos canais oficiais, para direcionar a demanda ao setor responsável e agilizar o atendimento.