A Diretoria de Atenção Psicossocial irá promover atividade de ressocialização nesta terça-feira (23). Durante a manhã, os usuários dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), acompanhados pela equipe da Saúde, irão visitar o Uirapuru Iate Clube. A ação visa promover um momento de recreação, sendo realizada em parceria com o clube, mensalmente, para cerca de 15 pessoas.
A diretora de Atenção Psicossocial, Cristiane Oliveira, explicou que esta é uma ação humanizada de ressocialização, conforme prega a reforma psiquiátrica. “A ideia chave da ação é garantir o direito de cidadania e a convivência com a comunidade”, destacou.
A ação no Uirapuru começou no mês de abril deste ano. Inicialmente, a atividade foi desenvolvida para ser única, porém, devido à boa aceitação dos usuários, foi transformada em uma ação mensal. Nesta terça-feira, será realizada a quarta edição. Vale ressaltar que, além do passeio mensal no Uirapuru, os usuários participam de outras atividades de ressocialização.
Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), uma das ferramentas da reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), são locais de moradia destinados a pessoas com transtornos mentais, incluindo usuários de álcool e outras drogas, que tiveram alta de internações psiquiátricas, mas que ainda não têm suporte financeiro, social ou laços familiares que permitam a reinserção na comunidade.