FALTA DE MANUTENÇÃO

Moradores denunciam sujeira e infestação de mosquitos na Praça Jamir Abdalla, no Frei Eugênio

Comunidade teme risco de dengue e cobra manutenção mais frequente no local

Dandara Aveiro
Publicado em 14/11/2025 às 11:14
Compartilhar

De acordo com os relatos, a sujeira e a grande quantidade de insetos têm causado preocupação entre famílias que utilizam o espaço para lazer (Foto/Marcos Machado)

Os moradores afirmam que o problema se agravou nas últimas semanas e pedem uma ação imediata (Foto/Marcos Machado)

A comunidade teme que o cenário favoreça a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, especialmente com o início do período chuvoso (Foto/Marcos Machado)

Moradores da região do bairro Frei Eugênio procuraram o Jornal da Manhã para denunciar a situação da Praça Vereador Jamir Abdalla, onde, segundo eles, há acúmulo de lixo, mato alto e presença intensa de mosquitos. A comunidade teme que o cenário favoreça a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, especialmente com o início do período chuvoso. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu que enviará equipe de zoonoses ao local, enquanto a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) disse que a roçada está prevista para a segunda quinzena do mês.

De acordo com os relatos, a sujeira e a grande quantidade de insetos têm causado preocupação entre famílias que utilizam o espaço para lazer. Os moradores afirmam que o problema se agravou nas últimas semanas e pedem uma ação imediata dos órgãos responsáveis para evitar riscos à saúde pública.

Procurada pela reportagem, a SMS informou que uma equipe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias será enviada ao local para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias.

Já a Codau, responsável pela roçada e manutenção da área verde, que inclui recolha de pequenos galhos, explicou que o serviço na praça está programado para ocorrer na segunda quinzena deste mês, ou seja, a partir da próxima semana. A companhia ressaltou que o período de chuvas tem elevado o número de solicitações em toda a cidade. Segundo o órgão, as equipes estão em atuação diária em diversos pontos de Uberaba.

Quanto à coleta de lixo das lixeiras públicas, a autarquia destacou ainda que, na Praça Jamir Abdalla, o recolhimento ocorre uma vez por semana, seguindo um cronograma que leva em consideração o fluxo de pessoas no local. Em áreas de maior circulação, como o centro, a coleta é realizada diariamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por