Segundo as pessoas que moram na rua Sérvio Augusto de Carvalho Ramos, a equipe da PMU passa pelo bairro três vezes por semana
Horário de coleta de lixo não é respeitado pelos moradores do bairro Serra do Sol. Segundo as pessoas que moram na rua Sérvio Augusto de Carvalho Ramos, a equipe da Prefeitura que faz a coleta passa pelo bairro três vezes por semana. No entanto, o lixo é colocado na calçada em dias diferentes da coleta, o que gera vários transtornos.
Sacolas abertas, lixo exposto e muita sujeira. Este é o cenário de algumas ruas no Serra do Sol. O auxiliar de serviços gerais Vanderlei Teixeira Costa afirma que as sacolas não são amarradas e muitas vezes estão rasgadas. “Somos obrigados a ver o lixo das outras pessoas, e tem muita criança que pode mexer. Isso não está certo e precisa ser revisto”, destaca. O mais grave, de acordo com Vanderlei, é que com isso o lixo acaba se espalhando por toda a rua. “Quando eles não colocam em uma área descampada que tem aqui no bairro e ateiam fogo, fica a fumaça e mau cheiro em toda região”, finaliza.
Segundo a cartilha de limpeza urbana do município, disponibilizada no site da Prefeitura, a orientação é que o lixo seja colocado para coleta o mais próximo do horário estipulado. Porém, de acordo com o Departamento de Posturas, nos casos em que a coleta acontece apenas no período noturno, o lixo pode ser colocado para fora a partir de 18h.
A legislação que dispõe sobre o Sistema de Limpeza Urbana do Município prevê que a infração de colocar lixo fora dos dias estabelecidos gera multa de duas Unidades Fiscais do Município (UFM). Na reincidência, a autuação é cobrada em dobro, respeitada a ampla defesa. Em caso de dúvida quanto ao horário e dias de coleta de lixo e para denúncias, o cidadão deve entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 3318-0800.