O Dia 17 de maio é data importante para a comunidade LGBTQIAP+, porque marca a retirada da homossexualidade do rol de doenças pela OMS
Bandeira LGBTQIAP+ (Foto/Ilustrativa/Reprodução)
A Coordenadoria de Políticas LGBT+ realizará um movimento no Dia Internacional Contra a Homofobia, em prol do respeito e da não violência em Uberaba. O evento contará com atrações artísticas e discursos de conscientização para a população.
"Convidamos toda a comunidade a comparecer no dia 17 de maio, às 13h30, na praça Rui Barbosa, onde estaremos nesse importante movimento de luta", ressaltou a coordenadora de Políticas LGBT+, Lucimira Reis, no convite ao público.
De acordo com Lucimira, o evento será aberto a toda a população e contará com apresentações artísticas, além de discursos e informações sobre o tema. "É um evento aberto, um chamado que fazemos para toda a população, famílias e quem estiver disponível para comparecer. Também entraremos em contato com as lojas presentes", informa.
Segundo a coordenadora, a escolha da praça como local do evento se dá pela movimentação e visibilidade gerada pela circulação de pessoas. "Lá há lojas, pontos de ônibus, pessoas passando, um trânsito muito animado. Portanto, conseguimos interagir com diferentes públicos", explica.
O mês de maio, especialmente o dia 17, é um dos mais importantes para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no Brasil e no mundo. Foi nesse dia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990. Assim, os ativistas escolheram essa data para celebrar o Dia Internacional de Combate à Homofobia.