VAI, MUNDO!

Museu dos Dinossauros implementa audiodescrição de objetos para visitantes

Uberaba é pioneira em Minas Gerais em utilizar a tecnologia

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Publicado em 30/12/2022 às 11:23Atualizado em 30/12/2022 às 11:25
Compartilhar

Museu dos Dinossauros, no bairro rural Peirópolis, em Uberaba (PROEXT/Divulgação/UFTM)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) instala audiodescrição de objetos expostos no Museu dos Dinossauros em Peirópolis.  O processo foi possível por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), a qual permite trocar dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, e que pode ser utilizada para diversas finalidades – inclusive na audiodescrição de objetos. Iniciativa foi implementada nesta quarta-feira (28).

Com a nova opção de acesso, os deficientes visuais poderão acessar as informações dos objetos contidos no Museu e dos patrimônios geológicos e culturais de uma maneira geral. O Museu dos Dinossauros é um dos pioneiros em Minas Gerais em utilizar essa tecnologia e realizar a audiodescrição.

O Projeto, que é uma ação de extensão realizada pela PROEXT, tem como coordenadores a servidora do Departamento de Desenvolvimento de Extensão - DDEX, Gyzah Amui Barros Pereira, e o professor Jeffer Eidi Sasaki, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Pós-Graduação. É executado pela bolsista de extensão da UFTM, Letícia Raile Ferreira. A gravação da audiodescrição foi feita pela voz do músico Estevam Roberto Serafim Filho, com a orientação do músico e servidor Alexandre Rincon, o qual garantiu que a gravação da voz ficasse nítida e sem nenhum tipo de interferência e ruído.

Segundo os responsáveis, o projeto contou com a parceria do corpo técnico científico da equipe do Museu dos Dinossauros e também contou com a expertise da equipe do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAPs, entre elas Beatriz Rodrigues Marques Cardoso, Thais Campos Freitas, Maria Aparecida do Prado e Elaine Rodrigues da Silva Pacheco, as quais revisaram a audiodescrição feita pela equipe do projeto, o que permitiu garantir que os deficientes visuais conseguissem captar a informação de forma clara e concisa.

Antes de iniciar o projeto, a equipe e membros da equipe de Comunicação do Geoparque Uberaba  se capacitaram em audiodescrição com curso promovido por Maria Catarina Cândido Árabe, a qual também realizou sua dissertação de mestrado em audiodescrição de alguns objetos do Museu dos Dinossauros, vindo também a colaborar

O projeto é uma das ações desenvolvidas no Plano Estratégico do Geoparque Uberaba, que possui em seu escopo atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por