AUSÊNCIA

Nem papel higiênico: servidores denunciam falta de materiais em secretarias de Uberaba

Entre os itens estão produtos de limpeza, materiais de escritório e até papel higiênico; Administração admite o desabastecimento e alega problemas técnicos nos processos de licitação

Dandara Aveiro
Publicado em 26/06/2025 às 11:05Atualizado em 26/06/2025 às 21:17
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Servidores municipais denunciam falta de materiais básicos de higiene e de escritório nas secretarias. Segundo um deles relatou ao Jornal da Manhã, em algumas unidades, como a Secretaria de Defesa Social (SDS), a ausência de itens como papel higiênico, produtos de limpeza e materiais de escritório já se arrasta por quase um ano. Questionada, a Prefeitura de Uberaba admitiu a falta dos itens e informou que está em busca de normalizar o abastecimento, mas sem data definida para regularização.

Segundo o relato de um servidor, a situação tem afetado diretamente as condições de trabalho. “Precisamos levar nosso próprio papel higiênico. Já reclamei ao Sindicato e nada foi feito. Além de não termos reajuste salarial, nem o básico é garantido para trabalhar”, afirma. O servidor também destacou que o problema atinge outras secretarias, mas sem especificar quais.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Administração (SAD), reconheceu os problemas no fornecimento desses materiais destinados às secretarias e garantiu que a regularização já está em andamento. A pasta explicou que o atraso foi causado por fatores técnicos, “como a apresentação de amostras em desacordo com o edital de licitação, além da existência de questionamentos e pedidos de impugnação durante a fase de apresentação de propostas, o que impactou diretamente no cronograma de finalização das licitações”.

De acordo com a SAD, ao longo de 2024 foram realizados 12 processos licitatórios para atender à demanda de 2025, sendo sete para material de escritório e cinco para material de limpeza. Desses, oito já foram concluídos, estando em fase de disponibilização dos itens ou de assinatura de contrato com os fornecedores. Os demais estão em fase de análise de documentos e amostras.

Ainda segundo a pasta, entre os itens que devem ser entregues estão papel higiênico, papel toalha e outros materiais de escritório, com previsão de distribuição às secretarias assim que os processos forem totalmente concluídos. Não houve, até o momento, uma previsão oficial de prazo para a normalização completa do fornecimento dos insumos.

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