Alerta Vermelho: Aviso indica que existe um grande perigo para a saúde nestes próximos dias. (Foto/Arquivo)
Uberaba e região deve receber uma nova onda de calor ainda nesta semana. Segundo a climatologista Alcione Wagner, a partir de quinta-feira (14), todo o Triângulo Mineiro, bem como a região central de Minas deve ser atingida pelo aumento de temperatura. Os efeitos do evento climatológico devem perder força na próxima semana, a partir de terça-feira (19).
Conforme Alcione, a nova onda deve ser semelhante as que já passaram pela região e as temperaturas devem chegar aos 40°C, enquanto a umidade relativa pode chegar a níveis críticos e deixar o ar muito seco. “Essa onda é uma massa de ar seco e quente que vai prevalecer e, devido a isso, não tem chuva. Então, a umidade também fica em queda. É calor, sem chuva”, explica a climatologista.
Com a proximidade do verão, as características da estação mais quente começam a se instalar no cotidiano. Alcione Wagner lembra que esta época é marcada por calor e chuva, que este ano estão impulsionados pelo El Niño, fenômeno climatológico que causa o aquecimento nas temperaturas do oceano.
“O verão é chuvoso, é quente. A gente tem muita presença de calor e umidade e a chuva, por isso, calor. Evapora essa umidade, ela retorna, a gente fala que a própria termodinâmica do período. Agora, as ondas de calor se devem também a presença do El Niño, que aumenta a temperatura do oceano e aí a gente tem mais calor ainda e mais umidade”, explica.
A climatologista aponta que esta é a última onda de calor para 2023. No entanto, em 2024 o fenômeno deve ocorrer outras vezes já que o El Niño deve permanecer ativo até abril do ano que vem. “Mas assim não há certeza. Então, os modelos meteorológicos mostram que ele vai ficar até abril. Mas, ano que vem, pode ser que ele amplie ou volte”, conclui.