Nova direção da instituição assume no próximo dia 19 de junho, com a nomeação já ocorrida no dia 2 passado, e articular a UFTM com o “seu entorno” seria o grande desafio
Reitora nomeada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, professora Marinalva Vieira Barbosa, assume o posto no dia 19 (Foto/Elioenai Amuy/UFTM)
Primeira reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da área de Ciências Humanas e a segunda mulher a estar à frente da instituição, a professora Marinalva Vieira Barbosa classifica como desafio de sua gestão realizar uma grande articulação da UFTM com o “seu entorno”.
Durante entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM, Marinalva falou sobre as perspectivas para sua gestão frente à UFTM. Na avaliação da reitora, a universidade não tem essa interlocução com agentes locais, estaduais e federais de forma sólida.
“Temos o desafio de tirar a visão que se tem de que essa universidade é de uma única área. Precisamos de pluralidade. Na nossa campanha, deixamos bem claro que a UFTM tem história, tem tradição, mas ela deu um salto e precisa ser gerida para todos. E, quando falamos em integração, é preciso olhar para um todo, para todas as áreas. Esse é nosso maior desafio. Infelizmente, a UFTM tem essa dificuldade”, ressaltou Marinalva.
Questionada sobre o processo de pacificação na UFTM, após um processo conturbado na sucessão da então reitora Ana Lúcia de Assis Simões, a professora Marinalva frisou que a universidade se pacificou com o resultado da eleição.
“Fizemos uma aliança que trouxe todos os campos, de todas as áreas da universidade. Nas áreas de (ciências) Exatas e Humanas e no Campus de Iturama. Eu e a professora Meire (Soares de Ataíde, vice-reitora) insistimos muito nisso, que era tempo de diálogo na UFTM”, destacou a reitora.
Sobre o trabalho remoto, ela desmistificou de que seria contra a realização dessa modalidade. Segundo a reitora, essa foi uma “fake news” espalhada durante o processo de consulta à comunidade escolar. “Como diretora do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais, fui a primeira a trabalhar com o modelo remoto”, disse Marinalva.
A nomeação da professora Marinalva para o cargo de reitora da UFTM aconteceu no último dia 2, em publicação no Diário Oficial da União. Ela assume o cargo a partir do próximo dia 19. O mandato será de quatro anos.
O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Na Consulta à Comunidade Universitária da UFTM, realizada em março, a professora Marinalva liderou a Chapa 2, “Integração - Novos Tempos na UFTM”, composta também pela professora Meire Soares de Ataíde. A chapa delas foi a vencedora, com 33,35% dos votos. Em abril, na reunião do Conselho Universitário (Consu), Marinalva Vieira Barbosa também foi a mais votada e encabeçou a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação.
Marinalva Vieira Barbosa é graduada em Letras, mestra, doutora e pós-doutora em Linguística.