CAPINA ELÉTRICA

Nova Tecnologia de capina urbana ecológica é aprovada com sucesso em Conquista/MG

A tecnologia é brasileira e já ganhou diversos prêmios de inovação tecnológica e certificações de sustentabilidade.

Publicado em 22/04/2024 às 23:00
Compartilhar

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

Após a proibição da chamada capina química em área urbana pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através da Nota Técnica 04/2016, manter as cidades livres do mato se tornou um desafio para os gestores públicos.

Na nota a Agência Governamental se restringiu a interpretar a bula dos produtos registrados para este fim e que exigem um período de segurança de 24 horas para reentrada de pessoas e animais numa área tratada, o que seria incompatível com a aplicação em vias públicas de livre circulação.

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

Mas é certo que o problema vai além, com riscos de afetar a saúde das pessoas, da fauna urbana, o fácil carreamento destas moléculas para os cursos d’água, além de problemas operacionais como ineficácia da aplicação após chuva, logística reversa de embalagem de agrotóxicos e a seleção indesejada de plantas tolerantes ou resistentes.

Mas nesta mesma época já estava em curso o desenvolvimento de uma tecnologia direcionada à agricultura orgânica, baseada em descargas elétricas capazes de eliminar a planta daninha (mato) das folhas até a raiz. O mesmo efeito do herbicida, porém sem os danos colaterais nocivos.

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

A tecnologia patenteada é brasileira, os equipamentos são produzidos em Indaituba/SP, o grupo Zasso se internacionalizou e hoje tem sua sede administrativa na Suiça, e também uma fábrica na Alemanha. A Minas Capina Elétrica, hoje distribuidora exclusiva em Minas Gerais, participou da adaptação para as aplicações urbanas além de cuidar da manutenção, treinamento e certificações das empresas que pretendem prestar serviços com a tecnologia.

A primeira cidade no Triângulo Mineiro a testar o novo método foi Uberaba que tem uma máquina desde janeiro de 2024 disponibilizada através do CONVALE - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, cedida à Codau. O cronograma ainda está em fase de avaliação.

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

Mas a cidade de Conquista, que também fez uma licitação própria, acaba de receber a execução completa do que solicitou e com ampla aprovação dos gestores.

“Estavam sufocados pelo mato. Foi um alívio em apenas 15 dias de trabalho. Agora as equipes da Prefeitura podem ir fazendo a manutenção pelo máximo de tempo possível, antes da próxima aplicação”, salientou o responsável pelo serviço.

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

O Engenheiro Agrônomo Gustavo Carvalho, diretor da Minas Capina Elétrica, explica que além do banco de sementes já depositado nestas áreas a dispersão de determinadas espécies pode ocorrer por quilômetros. “Em algum momento essas sementes germinarão, mas é muito mais fácil combater uma plantinha de semente do que uma rebrota de uma planta adulta. O segredo está na raiz, quanto mais nova a planta, menor a raiz, a produtividade e o intervalo entre aplicações aumentam, diminuindo o banco de sementes e os custos para a Prefeitura.”

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

(FOTO/ REPRODUÇÃO)

O desafio de conciliar a eficiência com o orçamento exige responsabilidade com o erário público, mas não se submete a ilegalidades arcaicas como a aplicação de herbicidas químicos colocando em risco a população, por mais normal que um dia isso possa ter sido considerado, seja por desconhecimento ou por falta de opção. Modelos de contratação flexíveis permitem Prefeituras, mesmo que pequenas, ter acesso a uma inovação tecnológica legal e limpa sempre que necessário e possível e em complemento a outras metodologias de controle.

Além de Uberaba e Conquista, em Minas a tecnologia já vem sendo amplamente difundida e usada em cidades com Lagoa Santa, Catas Altas, Itabirito dentre outras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por