SAÚDE PÚBLICA

Nova vaga do “Mais Médicos” para Uberaba será destinada para a Saúde da Família

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 24/04/2023 às 14:46
Compartilhar

Com prioridade para brasileiros, o Ministério da Saúde publicou novo edital do programa "Mais Médicos" e destinou uma das vagas para Uberaba. Conforme explicações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o novo médico estrangeiro será destinado para a Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Uberaba tem, atualmente, 53 equipes de ESF, que atuam no acompanhamento dos cidadãos em todos os ciclos de vida, desde criança até o pós-parto. São atendimentos internos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e visitas domiciliares. Cada equipe de ESF é responsável pelo acompanhamento de 3 a 4 mil pacientes, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

“A equipe multidisciplinar é composta por Médico de Estratégia de Saúde Família, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitários de saúde, dentista e Auxiliar de Saúde Bucal. O serviço acompanha o indivíduo em todos os seus ciclos (criança, adolescente, adulto, melhor idade, gravidez e pós parto). Os atendimentos são internos nas Unidades Básicas de Saúde e também em visitas domiciliares, com investigação das características da saúde daquela família. Além dos encontros da equipe para avaliação de casos, e traçar estratégias de atendimentos. Os atendimentos são das 7h às 17h”, esclarece a SMS, em nota.

Ainda segundo a pasta, atualmente, são 20 profissionais vinculados ao programa federal “Mais Médicos” na Atenção Básica. 

“Um dos mais importantes méritos do programa Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a retomada do programa.

Ainda conforme o MS, além de repor profissionais nas localidades que deixaram de ser atendidas nos últimos anos, no primeiro edital após o anúncio da sua retomada, o programa busca expandir sua atuação nessa região que historicamente enfrenta dificuldade para fixação de profissionais na atenção primária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por