No mês de novembro é realizada a campanha Novembro Azul, visando a conscientização da prevenção do câncer de próstata.
Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil, a cada 100 mil homens, 67,86 serão acometidos pela doença, sendo este o segundo tipo de câncer com maior incidência no Brasil e também a segunda causa de óbito por câncer entre a população masculina.
A detecção do câncer de próstata é realizada por meio do exame de toque retal, conhecido também como exame de próstata. Especialistas destacam a importância desse exame para o diagnóstico precoce da doença, além de identificar possíveis problemas na próstata.
Outro procedimento é a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), que envolve a coleta de sangue para medir os níveis dessa substância produzida pela próstata. No entanto, os médicos alertam que níveis elevados de PSA não indicam necessariamente uma condição grave, podendo estar associados a alterações benignas na próstata.
Embora no Brasil inteiro a campanha tenha iniciado oficialmente no dia 1º, em Uberaba, as ações começam dia 5 deste mês. Neste dia, será realizada no Hospital Regional, a partir das 8h, uma capacitação para profissionais e acadêmicos da área da saúde, pelo médico urologista Daniel Pinheiro. Ao longo de todo o mês, também serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), salas de espera para conscientização e diálogo sobre a saúde do homem.