EMPREENDEDORISMO

Número de empresas ativas em Uberaba cresceu 10,8% em 2023

Mapa de Empresas, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aponta que número de empresas em funcionamento na cidade saltou de 36.464 para 38.448 ao longo de 2023

Tito Teixeira
Publicado em 09/01/2024 às 19:06
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Mais de 88% das organizações instituídas em Uberaba são microempresas que estão em atividade (Foto/Reprodução)

Balanço do Mapa de Empresas, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aponta que Uberaba fechou o ano de 2023 com 38.448 empresas ativas, total de 10,8% a mais que as 34.695 que estavam em funcionamento no início do ano. São 36.464 matrizes e 1.984 filiais. Ao longo do ano passado, foram abertas 7.781 empresas e fechadas 4.028, o que gerou um saldo positivo de 3,7 mil empresas abertas no município.

As microempresas representam mais de 88% no total das organizações que estão ativas no município, somando 34.110, sendo 33.536 como matrizes e 574 filiais. O número de empresas fechadas com essa natureza jurídica somou 320. As pequenas empresas somam 1.812, com 1.595 matrizes e 217 filiais. O total de encerramentos foi de nove, no ano passado. Empresas com outras naturezas jurídicas somam 2.526 organizações ativas. São 1.333 matrizes e 1.193 filiais.

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

Faturamento das pequenas e médias empresas on-line em MG cresceu 20%
As pequenas e médias empresas on-line de Minas Gerais faturaram R$347 milhões, valor 20% maior que o atingido em 2022. No período foram vendidos 4,7 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em 12%.

Os dados inéditos são da 9ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.

O ticket médio por compra foi de R$237 na região. Os segmentos que mais venderam no estado de Minas Gerais foram: Moda (R$168,5 milhões), Acessórios (R$18 milhões) e Saúde & Beleza (R$16 milhões).

Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas on-line faturaram R$3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o atingido em 2022. No ano, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%. 

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