O último boletim registra o total de 11 óbitos em Uberaba até agora, contra nove ocorridos nos 12 meses de 2024 e outros sete estão em investigação
Desde fevereiro, a Secretaria de Saúde colocou em funcionamento a Central de Atendimento à Dengue, que neste feriado funciona todos os dias até as 22h (Foto/Divulgação)
Em quatro meses, Uberaba superou o número de óbitos ocorridos em 2024, por conta de complicações causadas pela dengue. Em todo o ano passado, foram registradas nove mortes, e no último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já são 11 mortes atualmente.
O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que outras sete mortes estão sob investigação. Em relação à febre chikungunya, são 65 casos suspeitos e cinco confirmados. Não há mortes em decorrência da doença. Não há registro de casos de zika no município.
Leia também: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2025; Minas é 2º estado com mais registros
O boletim da SMS aponta que Uberaba tem 11.537 casos prováveis de dengue, com 1.649 que foram confirmados.
Desde ontem (17) até segunda-feira (21), feriados da Semana Santa e de Tiradentes, o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue) funciona normalmente, até as 22 horas.
Desde a reabertura, em fevereiro, o CeDengue registrou 6.363 atendimentos até segunda-feira (14). Na unidade, o paciente é acolhido sob livre demanda e tem acesso a serviços como testagem, aferição dos sinais vitais, hidratação e medicamentos. O espaço conta com médicos e enfermeiros.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a mobilização de todos – poder público e comunidade – na eliminação dos criadouros do mosquito é fundamental para prevenir e controlar a dengue.
O CeDengue está localizado na Unidade Regional de Saúde (URS) do Boa Vista, na rua Dr. Adílson Resende Facure, 321.
Para o atendimento de casos mais graves, a Prefeitura abriu mais 26 leitos no Hospital Regional José Alencar.
Minas Gerais registrou 105.079 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 45.079 casos foram confirmados para a doença e 80 óbitos estão em investigação. Até o momento, há 39 óbitos confirmados por dengue no estado.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 8.198 casos prováveis da doença, dos quais 5.998 foram confirmados. Até o momento, há um óbito em investigação por chikungunya em Minas Gerais e dois óbitos confirmados.
Quanto ao vírus Zika, até o momento há 38 casos prováveis e oito casos confirmados para a doença no estado. Até o momento, não há óbitos confirmados.