Desde o final do mês passado, as obras de pavimentação da estrada municipal Ura 445, também chamada de Estrada de Kubera, ganharam novo impulso. O trecho, a ser asfaltado, vai da BR-262 (localidade do Chuá) até a fazenda Santa Gertrudes.
Nesta sexta-feira (5), o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, conferiu de perto esta nova etapa das obras. Ele visitou todo o trajeto, que perfaz 13 quilômetros. “No momento, a empreiteira Terrasa (vencedora da concorrência pública) ataca com os serviços de subleito e de drenagens. Essa última consta de obras de arte com assentamento de manilhas e estruturas em concreto, de maneira a conter as águas das chuvas,” disse.
O secretário destacou que após essas atuais etapas, virá a parte da base e, por fim, a imprimação do asfalto. Ao todo, lembrou, são 11 quilômetros de asfalto novo e mais o recapeamento dos dois mil metros já pavimentados, sendo um de cada lado da ponte sobre o rio Uberaba, construída em estrutura moderna anos atrás.
Com a pavimentação desse trecho da Ura 445, restarão apenas mais 15 quilômetros para criar-se um novo acesso asfáltico até a BR-050, entroncamento onde antigamente funcionava o Posto das Bandeiras. “Será uma espécie de anel viário que facilitará o escoamento da safra, principalmente de soja e cana-de-açúcar, forte na divisa dos municípios de Uberaba e Veríssimo,” ressaltou o titular do Agronegócio.
Os recursos para a construção da Estrada de Kubera totalizam R$10.297.078,18. Eles são provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Zé Vitor, do PL de Araguari-MG.