MELHORIAS

Obras de ampliação do Aeroporto de Uberaba devem começar até dezembro

Chamada para empresas apresentarem propostas já foi realizada e, agora, matriz da concessionária Aena define as vencedoras

Marconi Lima
Publicado em 11/09/2024 às 10:19Atualizado em 12/09/2024 às 05:37
Compartilhar

Obras no aeroporto de Uberaba começarão até dezembro, iniciando com demolições de estruturas existentes e que darão lugar a novas salas de embarque (Foto/Reprodução)

Obras de ampliação do Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, devem ter início até dezembro. O gerente do aeroporto de Uberaba, Guilherme Zapola, informou que a concessionária fez a chamada de concorrência para participação de construtoras interessadas em trabalhar na ampliação daquele equipamento.

Ele disse ainda que foi protocolado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para avaliação. Após as ponderações apresentadas pela Anac, foi elaborado o projeto básico. “Após cumpridos todos os processos, fizemos a concorrência, as empresas já apresentaram as suas propostas e, agora, a nossa matriz está em fase de definição dessas propostas”, explicou Zapola.

Conforme o gerente do aeroporto, inicialmente serão duas frentes de trabalho. A primeira delas será a demolição de antigas estruturas que não farão mais parte dos ativos. “Quem passa pela avenida Nenê Sabino e vê a identificação do setor administrativo, onde fica o nosso setor, toda aquela área será demolida e dará espaço a um novo terminal. Essa é uma frente que iremos começar”, informou Zapola.

Em paralelo, serão construídos os prédios administrativos, que serão espalhados pelo sítio aeroportuário. “Também teremos uma ação na cabeceira 17, da pista, do lado do bairro Pontal. Será feita uma estrutura de terraplenagem e adequações do platô da própria pista”, disse o gerente do aeroporto.

Zapola ressaltou que a expectativa é que essas obras tenham baixo impacto para os usuários do terminal aeroportuário. “Vamos trabalhar para dirimir o incômodo aos usuários. Não esperamos grandes transtornos. E por que é essa nossa expectativa. Hoje, temos um terminal singelo, que não tem sua capacidade adequada para operar os voos que ali operam, como, por exemplo, receber um Boeing 737, o A-320 que vai para Maceió. São salas muito pequenas. Então, essas novas salas, vamos praticamente começar do zero”, explicou.

Zapola garantiu que a operação atual será mantida normalmente, enquanto as novas salas de embarque serão construídas com toda a estrutura para acomodar os passageiros. “O aeroporto praticamente deve ser refeito. Não vamos aproveitar muita coisa do atual formato”, esclareceu.

O gerente do aeroporto disse que ainda será possível utilizar algumas áreas para exploração comercial, seja para implantação de um hotel, um mall, ou mesmo um posto de gasolina. “Após implantada toda a infraestrutura aeroportuária, que é a nossa finalidade, vamos avaliar a possibilidade de exploração comercial de algumas áreas. Esse processo é realizado como uma espécie de concorrência pública. Algumas áreas podem ser ocupadas com algum parceiro comercial em janeiro do ano que vem”, disse Zapola.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por