Moradores da rua Piauí, bairro Universitário, aguardam a iniciativa do poder público para solucionar os problemas de inundações que ocorrem quando chega o período chuvoso. No local, a água que desce por aquela via se junta à que escorre pela Olegário de Queiroz, e como não há bueiros em número suficiente, a enxurrada invade a casa de moradores.
O estabelecimento comercial de Jesus Raimundo fica na esquina das ruas e, sempre que há enxurradas, o empresário tem prejuízo com as mercadorias. Ele afirma que há quatro anos sofre com o problema e aguarda uma solução, que já foi prometida pela Prefeitura. O receio dele é que se as obras não começarem neste período de seca, as novas enchentes serão inevitáveis. “Ainda não apareceu ninguém aqui e todo ano é a mesma coisa. É só ter excesso de chuva que não tem lugar para a água escorrer, aí ela entra em casa. Eles falam que vão resolver, mas ainda não fizeram nada. Tinha que ter mais boca-de-lobo; a que tinha foi tapada com cimento.”
O Codau afirma que está em seu planejamento uma obra para implantar o sistema de gabiões no córrego Manteiga, localizado atrás do clube Uirapuru, no trecho acima da rua Rio Grande do Norte até a rua Piauí. Em nota, a autarquia diz que o projeto vai melhorar a superfície de escoamento por onde água do canal corre de maneira lenta. A obra vai aumentar a capacidade de conduzir mais água em menor tempo, diminuindo o acúmulo de grandes volumes nas travessas das ruas, evitando o transbordamento.
A autarquia, porém, não divulgou uma data certa para a liberação da ordem de serviço, que estava prevista para o primeiro semestre de 2011. No entanto, esclarece que a obra já está licitada, em fase de elaboração de contrato, para posterior liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal.