Grande Hotel, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)
O Grande Hotel, em Uberaba, passa por uma revisão patrimonial. Contudo, a realização de levantamentos mais detalhados está comprometida devido às obras em andamento, de acordo com Aline Lima, representante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Cultural de Uberaba (Comphau).
Aline Lima, em entrevista à Rádio JM, discorreu sobre o processo de desinventariação do imóvel. "Precisamos fazer os levantamentos, mas, considerando que estamos em uma fase de obra, não consigo verificar integralmente o que existia ou o que ainda existe", explicou Lima. A representante do Comphau destacou que a maior preocupação, neste momento, tem sido a manutenção da fachada e do ambiente original do hotel, que conta com diversos salões de valor histórico.
A situação do interior do edifício também é preocupante, pois sofreu depredações antes do início das reformas. "Infelizmente, o local foi invadido e diversas estruturas foram danificadas. Sanitários estavam quebrados e muitos objetos foram levados", relatou Lima. Para adequação às normativas atuais, algumas mudanças estão previstas, como a construção de banheiros onde antes não existiam.
A expectativa de conclusão das obras, que chegou a ser divulgada para o início do ano passado, acabou não se concretizando, gerando frustração entre aqueles que aguardavam a reabertura do Grande Hotel. Aline Lima reforçou que, apesar dos desafios, não há indícios de alterações estruturais significativas no projeto, além das exigidas por legislações vigentes.