“Isso tem ocorrido com frequência. Alguém está soltando os animais para pastar, colocando em perigo moradores e condutores, sem falar no risco de carrapatos para os pets do bairro”, comentou um dos denunciantes (Foto/Reprodução)
O Departamento de Posturas já recolheu oito animais de grande porte soltos em vias públicas de Uberaba, em 2025. No entanto, o departamento destaca a importância que equipes sejam acionadas imediatamente, para agilizar a captura e evitam riscos à segurança de moradores e motoristas. Nesta semana, uma nova reclamação sobre cavalos circulando pelo bairro Frei Eugênio foi registrada, mas, ao chegarem ao local, os fiscais não conseguiram encontrá-los.
Moradores relataram que os cavalos estavam pastando, inicialmente, em jardins de residências na avenida Leopoldino de Oliveira, na região do Conjunto Frei Eugênio. Eles alertaram sobre o risco iminente que esses animais representavam, não só pela possibilidade de acidentes, mas também pela preocupação com doenças. “Isso tem ocorrido com frequência. Alguém está soltando os animais para pastar, colocando em perigo moradores e condutores, sem falar no risco de carrapatos para os pets do bairro”, comentou um dos denunciantes.
Em nota, o Departamento confirmou a captura de oito animais soltos desde o início de 2025, e esclareceu que, uma vez recolhidos, eles são encaminhados ao Horto Municipal ou ao Hospital Veterinário da Uniube (Foto/Reprodução)
Diante das reclamações, o Departamento de Posturas foi ao local para averiguar a situação, mas não localizou os animais. O órgão reforça a importância de avisos rápidos para garantir uma ação mais eficaz das equipes. “O Departamento recolhe animais soltos em vias públicas com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), mas é crucial que o acionamento seja imediato, para evitar que os animais se desloquem para outras áreas”, informou a pasta.
Em nota, o Departamento confirmou a captura de oito animais soltos desde o início de 2025, e esclareceu que, uma vez recolhidos, eles são encaminhados ao Horto Municipal ou ao Hospital Veterinário da Uniube, caso apresentem ferimentos. Essas ações acontecem durante o horário comercial, e os cidadãos devem entrar em contato pelos telefones (34) 3331-2313, (34) 3331-2312 ou 0800 940 0101. À noite, a Guarda Civil Municipal (GCM) pode ser acionada pelo número 153.