Início da construção da nova subestação de energia no Parque das Laranjeiras, em Uberaba, com investimento de R$ 21,2 milhões (Foto/Divulgação/Cemig)
Está previsto para o segundo semestre de 2023 o início da operação da Subestação Uberaba 7. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), após sua interligação ao sistema elétrico, a nova subestação irá atender diretamente a região sudoeste de Uberaba, incluindo a zona rural.
Ainda conforme informações da companhia, a partir da nova subestação Uberaba 7, serão construídas 14 saídas de alimentadores de média tensão. Ou seja, os circuitos que levam a energia até às ruas e atendem à população. A instalação também prevê estrutura modular híbrida, com duas entradas de linha de distribuição em 138 kV e 50 MVA (mega-volt-ampere) de capacidade de fornecimento, disponibilizando energia suficiente para atender cerca de 50 mil residências.
Já foram investidos R$ 21,2 milhões na obra, que teve início no fim de 2021. A previsão inicial era de que a entrega ocorresse no final do ano passado, porém, o prazo foi prorrogado pela companhia.
O município de Uberaba conta atualmente com oito subestações em operação, localizadas na Vila Arquelau, Distrito Industrial 1, BR-050 (sentido Uberlândia), Distrito Industrial 3 (Av. Filomena Cartafina), Parque das Gameleiras, BR-050 (atende Vale do Tijuco), Estrada da Baixa (atende a Logum), BR-050 (atende a Cervejaria Petrópolis).
Segundo o diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes, “até 2027, 188 subestações serão construídas em todas as regiões do estado, ampliando em mais de 50% a capacidade atual instalada”, afirma o diretor.