EXCESSO

Pacientes denunciam superlotação da UPA São Benedito

Há relatos de pessoas que aguardam cerca de sete horas por atendimento

Letícia Marra
Publicado em 14/12/2022 às 10:38Atualizado em 14/12/2022 às 10:55
Compartilhar

Após fechamento da UPA do Mirante, atendimentos subiram 59% na unidade do bairro São Benedito (Telespectador)

Ainda sem previsão de reforma da UPA do Mirante, os atendimentos de urgência e emergência estão concentrados na unidade do bairro São Benedito, e as reclamações de superlotação são frequentes. De acordo com denúncia enviada à reportagem do Jornal da Manhã, um paciente chegou no local às 9h e foi atendido somente às 16h.

O denunciante relata excesso de pacientes e longos períodos de espera na UPA São Benedito. Além disso, há muitos pacientes aguardando por horas pelo atendimento, inclusive aqueles que estão em tratamento específico, como tomando soro.

De acordo com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora das UPAs, a situação não procede. “A Fundação esclarece que não há superlotação na Unidade São Benedito, e que atualmente trabalha abaixo da sua capacidade total de atendimento. Até o meio da tarde de hoje, quando a demanda foi apresentada pelo veículo, a média de espera era de 35 minutos e que não havia nenhum registro de reclamação de demora junto à Ouvidoria”, informa, em nota.

A UPA São Benedito segue o Protocolo de Manchester e o tempo médio de espera é variável, de acordo com a classificação do paciente dentro dessa medida. Os pacientes de maior gravidade, classificados como vermelho, sempre terão prioridade. A depender da demanda de urgência e emergência do dia, os pacientes classificados em verde, por exemplo, consequentemente terão maior tempo de espera.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por