Uberaba é um ponto turístico religioso e histórico para o catolicismo. Quase todas as paróquias e santuários da cidade são envoltos por tradições e costumes da comunidade, que cresceu ao redor das figuras católicas erguidas em praças, como é o caso de Nossa Senhora da Abadia. Neste sentido, uma lenda urbana circula há anos entre os moradores: quem reside na frente da Igreja da Abadia estaria mais protegido por Maria. Entretanto, o Padre Alex Nunes, responsável pela paróquia, classifica o dito como uma lenda que não possui fundamentos religiosos.
Padre Alex ponderou, em entrevista à Rádio JM, que tudo não passa de um ditado inverídico popular. "Eu digo que é uma lenda urbana. Hoje não serve mais essa lenda", afirma. Segundo ele, a proteção de Nossa Senhora não depende de onde alguém reside em relação à igreja, mas sim da devoção e fé que cada pessoa carrega consigo.
"Essa questão de Nossa Senhora dar ‘mais atenção’ na frente dela e menos para quem está atrás é apenas uma percepção equivocada", enfatiza o sacerdote. Ele esclarece que a fé verdadeira e a devoção não estão ligadas a uma posição física específica em relação ao templo religioso. Acreditar que alguém esteja mais protegido por morar à frente igreja é desconsiderar o cuidado materno e divino de Nossa Senhora para com todos os seus filhos.
Padre Alex Nunes também usa uma metáfora do mundo animal para reforçar seu ponto de vista: "Veja no mundo animal, natural, instintivo, uma mãe quando vê a cria sendo atacada, joga o filho para trás e enfrenta a fera. Eu sempre acredito que os filhos que estão atrás de Nossa Senhora estão bem defendidos", avalia.